Boas vindas!

Olá!
Seja bem vindo ao "nosso" blog!
Este blog será usado como ferramenta de trabalho e comunicação com meus alunos, amigos e visitantes.
Sinta-se à vontade para sugerir, criticar e indicar boas matérias.
Para tanto, basta deixar seu comentário no final de cada postagem.
Um grande abraço,

José Rodrigues (JR)

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Saia da Zona de Conforto

Zona de Conforto é o mesmo que comodismo! Como um profissional pode crescer, aprender mais se ele está acomodado?
Uma das principais atitudes de pessoas que venceram na vida e são modelos para nós, é que elas são inquietas, pro ativas, estavam sempre procurando coisas novas. Se você procurar na história, não vai ver nenhum vencedor acomodado!
Oscar Schimidt por exemplo, foi o melhor jogador de basquete brasileiro porque sempre ficava mais tempo treinando. Uns falam que é talento. Não existe talento sem esforços. Não adianta um ser nascer com algum dom e não aprimorá-lo, explorá-lo, não sair da zona de conforto e ir para a zona de esforço.
A figura abaixo mostra as 4 zonas que temos na vida:
  • A Zona de Perigo deve ser EVITADA! É onde você não tem condições de operar e não tem ninguém para ajudar, você tem que saber quando estiver nela e principalmente saber sair dela.
  • Na Zona de Risco você precisará de ajuda para operar, tanto de ferramentas, pessoas, recursos, etc. Você nunca sabe se terá ajuda, então é bom evitar.
  • A Zona de Esforço é o local ideal para sempre estarmos, tente ficar aqui sempre! Desafie-se! Aqui você tem condições de operar sozinho. Por exemplo, aqui você consegue pesquisar um "framework" novo do Java, e você já conhece Java!
  • Já a Zona de Conforto deve ser evitada, saia daqui. Você já fez tudo que poderia ter feito, agora é hora de aprender mais, não seja acomodado!
É isso, o recado de hoje é: SAIA da zona de conforto!

Nenhum comentário:

Postar um comentário