Boas vindas!

Olá!
Seja bem vindo ao "nosso" blog!
Este blog será usado como ferramenta de trabalho e comunicação com meus alunos, amigos e visitantes.
Sinta-se à vontade para sugerir, criticar e indicar boas matérias.
Para tanto, basta deixar seu comentário no final de cada postagem.
Um grande abraço,

José Rodrigues (JR)

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

DDS - EFEITOS DO RUÍDO NO HOMEM E SOBRE O SISTEMA AUDITIVO

Já foi falado sobre o ruído em outras oportunidades, e por ser esse um dos temas mais presentes em qualquer indústria, volta-se, agora, com esse DDS.
Veja também:


A conseqüência mais evidente é a SURDEZ, que depende de alguns fatores, como: Intensidade, tipo de ruído - se contínuo, intermitente ou impacto, sua frequência (sons agudos) (são mais prejudiciais que os graves), susceptibilidade individual, tempo de exposição e a idade. A surdez pode ser dividida em três grupos que são:
  • Temporária,
  • Permanente,
  • Trauma acústico,
  1. Surdez temporária: é caracterizada pela dificuldade de audição, embora passageira, que notamos após exposição por algum tempo a ruído intenso. A exposição prolongada e repetida ao ruído é capaz não só de causar a surdez temporária como, potencialmente, provocar a surdez permanente. Se a exposição for repetida antes de uma completa recuperação, pode se tornar surdez permanente, podendo ainda ocorrer a fadiga dos músculos do ouvido médio.
  2. Surdez permanente: É a perda irreversível da capacidade auditiva, devido à exposição contínua, ou seja, o trabalhador fica exposto ao ruído de intensidade excessiva, sem proteção auditiva. No princípio, ocorre a destruição das células no início do caracol, sensível a sons de 4.000 Hz, e a alteração não é percebida  por não atingir a freqüência da fala. As perdas progridem até atingir frequências  da comunicação oral, entre 250 e 2.000 Hz, quando a vibração chega ao ouvido, mas não consegue ser transmitida.
  3. Trauma acústico: É de instalação repentina, após a exposição a ruído intenso como de explosões e impactos, que podem causar perfurações no tímpano e mesmo deslocamento dos ossículos, causando a surdez temporária ou permanente.
Outros efeitos possíveis: O organismo humano pode sofrer vários efeitos provocados por ruído, tais como: aumento da pressão sanguínea, aceleração da pulsação, aumento da liberação de hormônios, condições idênticas às de situações de medo ou stress, contração dos vasos vasos sanguíneos, dilatação das pupilas e músculos tensos, redução da velocidade de digestão, irritabilidade, desconforto, diminuição da eficiência do trabalho e prejuízo às atividades que dependam da comunicação oral, pois o ruído mascara a voz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário