Boas vindas!

Olá!
Seja bem vindo ao "nosso" blog!
Este blog será usado como ferramenta de trabalho e comunicação com meus alunos, amigos e visitantes.
Sinta-se à vontade para sugerir, criticar e indicar boas matérias.
Para tanto, basta deixar seu comentário no final de cada postagem.
Um grande abraço,

José Rodrigues (JR)

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Empregados têm direito a trabalhar num ambiente seguro e agradável

Apoio Emborrachado ALTA  menor

A NR 17 do Ministério do Trabalho e Emprego regulamenta ergonomia
Muitos empregados desconhecem seus direitos na área de saúde e segurança do trabalho. Exercer a função sob uma boa iluminação e temperatura adequada, programar pequenas pausas e adaptar o mobiliário às atividades estão determinadas na Norma Regulamentadora 17 (NR17) do Ministério do Trabalho e Emprego. Para as adequações, devem ser levados em conta: as normas de produção, o modo operatório, a exigência de tempo, a determinação do conteúdo de tempo, o ritmo de trabalho e o conteúdo das tarefas.
A falta de atenção dos empregadores para essas questões leva a um dos principais índices de afastamento laboral trabalho. Investir em ergonomia resulta em empregados que trabalham saudáveis e evita fadiga, cansaço, dores e até estresse. A ergonomia também não diz respeito apenas às questões físicas, como equipamentos no ambiente de trabalho. O assunto abrange o psicológico causado pela pressão da chefia e jornada muito longa.
  •  Adaptações simples e baratas
Para ajudar as empresas que buscam se adequar a NR 17, fornecedores especializados têm equipamentos especialmente criados para evitar doenças como Lesões por Esforço Repetitivo (LER/DORT). Entre os produtos estão o suporte para monitor (permite o ajuste de altura), o apoio para os pés (auxilia na circulação sanguínea e ajuste de altura) e o suporte para antebraço (previne lesões por esforço repetitivo, fadigas e dores). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário