Boas vindas!

Olá!
Seja bem vindo ao "nosso" blog!
Este blog será usado como ferramenta de trabalho e comunicação com meus alunos, amigos e visitantes.
Sinta-se à vontade para sugerir, criticar e indicar boas matérias.
Para tanto, basta deixar seu comentário no final de cada postagem.
Um grande abraço,

José Rodrigues (JR)

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Vale quanto pesa...

Quer um aumento salarial? 
Então, saiba como negociar com seu chefe 
e mostre a ele porquê você merece um contracheque maior.

Quer ganhar mais? A tarefa pode ser mais fácil do que você imagina. Negociar aumento salarial não é um bicho de sete cabeças. No entanto, é preciso agir de maneira estratégica para conversar com o gestor. Muitos profissionais costumam se arvorar ao saber que colegas tiveram promoções e acréscimos. Mas as comparações com o colega podem ser, no mínimo, desastrosas. “Algumas pessoas não têm autocrítica. São movidas pelo vizinho e, por isso, apresentam argumentos frágeis que serão, facilmente, destruídos pelo chefe”, afirma Adriana Prates, presidente da Dasein Executive Search.

Segundo ela, em muitas situações, o gestor pensa que antes de pedir aumento, o funcionário deveria procurá-lo para buscar orientações para melhorar o desempenho. “O chefe pode pensar que o funcionário estava procurando-o para pedir ajuda e não aumento”, alerta. Mas já diz o ditado popular: quem não arrisca não petisca. Então, se está insatisfeito com o salário não desista. Porém, os especialistas lembram que pedir aumento exige planejamento. Não pode ser ato impulsivo ou do acaso. Agindo de maneira planejada, Thiago Corrêa Sampaio, de 32 anos, conseguiu o cargo de gerente de recursos humanos na Holcim. Depois de negociar na empresa que trabalhava anteriormente e não ver perspectivas de crescimento, ele correu atrás da progressão em sua carreira e conseguiu.

Adriana sugere que antes de procurar o chefe, o profissional se faça duas perguntas para direcionar a ação: ‘O que está me motivando a pedir um aumento?’ e ‘Por que meu chefe me daria um aumento?’. Ao dizer ao chefe que quer aumento, você está sinalizando que está insatisfeito. Por isso, entender o que o está motivando a pedir aumento é fundamental. “Você não deve envolver questões pessoais na negociação. Por exemplo, pedir aumento porque quer comprar carro novo”, diz. A promoção e o ganho salarial devem estar atrelados a novos desafios e realizações.

Para responder à segunda pergunta, o profissional tem que se colocar no lugar do gestor. Deve avaliar o seu desempenho e se apresenta indicadores positivos: ‘Será que alcancei e superei as metas que me foram apresentadas?’; ‘Coloquei-me à disposição?’; ‘Meu nível de relacionamento com as pessoas é ótimo?’; ‘Contribuo para aumentar o faturamento da empresa?’. Nesse sentido, antes de pedir promoção, Adriana sugere que o profissional fortaleça sua imagem na organização.

O caminho para melhorar a imagem é buscar feedback sobre seu desempenho. Procure se informar de quais planos de carreira seu chefe tem para você e o que ele espera que você alcance para conseguir uma promoção. Se deseja um aumento, procure criar relação de confiança com seu chefe, o que não quer dizer puxar saco. Como a relação deve ser franca e verdadeira, procure identificar a forma de liderar adotada por seu gestor para iniciar a negociação.

Márcia Maria Cruz
Publicado no EM  de 13/11/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário