Boas vindas!

Olá!
Seja bem vindo ao "nosso" blog!
Este blog será usado como ferramenta de trabalho e comunicação com meus alunos, amigos e visitantes.
Sinta-se à vontade para sugerir, criticar e indicar boas matérias.
Para tanto, basta deixar seu comentário no final de cada postagem.
Um grande abraço,

José Rodrigues (JR)

sábado, 26 de novembro de 2011

TST - Cresce o número de técnicos em segurança do trabalho

Evento promovido pelo sindicato da classe reuniu profissionais e trouxe novidade para a área
 
De acordo com dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT), ocorrem por ano 270 milhões de acidentes de trabalho em todo mundo, cerca de 2,2 milhões resultam em mortes. No Brasil são 1,3 milhão de casos que têm como principal causa o descumprimento de normas básicas de proteção. Segundo o estudo da OIT, o Brasil ocupa o quarto lugar em relação ao número de mortes, com 2,5 óbitos. O País perde apenas para a China, com 14.924, para os Estados Unidos, com 5.764, e para a Rússia, com 3.090. Os dados sem considerar todos os registros de acidentes de trabalho feitos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que passou de sete mil em 2009. Tendo em vista a necessidade de investir em segurança e qualidade de vida para os trabalhadores, o número de profissionais na área de segurança do trabalho tem crescido nos últimos anos. De acordo com o presidente do Sindicato dos Técnicos em Segurança do Trabalho de Santa Catarina (Sintesc), José Carlos Figura, a profissão já existe desde 1988 e atualmente busca o reconhecimento da categoria junto às empresas e entidades. “O técnico é responsável pela qualidade de vida dos trabalhadores e integridade física e, mais que isso, é um educador”, comenta.

FUNÇÃO SOCIAL
De acordo com ele, o técnico atua como um facilitador e intercede junto à empresa para que ela faça as atribuições legais que prezem pela saúde, vida e integridade física dos funcionários. “Promovemos por meio do sindicato a conscientização sobre os impactos dos acidentes de trabalho no sistema previdenciário”, explica. Segundo ele, a sociedade ganha quando as empresas investem em segurança para o trabalhador, afinal os gastos do sistema previdenciário são descontados de todos os trabalhadores, estejam eles doentes ou não. “As empresas perceberam que é mais viável e rentável investir em prevenção, pois trabalhador saudável é trabalhador produtivo”, acrescenta.

EVENTO
O Sintesc promoveu na sexta-feira, 21, um encontro com profissionais da região com a intenção de motivar os profissionais e prestar esclarecimentos sobre Normas Reguladoras (NRs) que dizem respeito à segurança dos trabalhadores. A intenção do sindicato é promover um seminário em janeiro para todos os profissionais de Santa Catarina e das cidades próximas do Paraná. Para Amilton Antunes, diretor de educação do Sindicato dos Técnicos em Segurança do Paraná (Sintespar), que participou do encontro, as reuniões são importantes, pois permitem que as informações de interesse da classe cheguem até os profissionais. “Atualmente o técnico realiza um trabalho social e psicológico, pois é o porta-voz do funcionário.” Segundo Antunes, o profissional defende a integridade dos trabalhadores e tem a função de intervir sobre as formas de proteção. “O conceito de saúde plena é a saúde psicossocial, para que o funcionário tenha condição de conviver bem tanto no ambiente de trabalho como com sua família, comenta. O encontro aconteceu em Três Barras na sede da empresa Rigesa e reuniu cerca de 50 profissionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário