Boas vindas!

Olá!
Seja bem vindo ao "nosso" blog!
Este blog será usado como ferramenta de trabalho e comunicação com meus alunos, amigos e visitantes.
Sinta-se à vontade para sugerir, criticar e indicar boas matérias.
Para tanto, basta deixar seu comentário no final de cada postagem.
Um grande abraço,

José Rodrigues (JR)

terça-feira, 15 de novembro de 2011

COMO NEGOCIAR DE ACORDO COM O ESTILO DO CHEFE

Os gestores têm diferentes estilos de personalidade, por isso não existe uma única técnica que funcione sempre. É preciso que você adapte seu ritmo e seus argumentos de acordo com o estilo de seu chefe. Pare um pouco e tente ver como é o seu chefe.

SOCIÁVEL
» Perfil
Ele é alegre, comunicativo, otimista, dinâmico e demonstra seus sentimentos. Tem uma tendência a exagerar um pouco e, às vezes, não cumpre o que prometeu. Gosta de falar sobre si mesmo e de seus planos mirabolantes para o futuro.
» O que fazer
Evite detalhes, fale de grandes planos e como você vai contribuir para que ele fique cada dia mais importante e em evidência. Lembre-se que a pessoa mais importante do mundo é ele, e você vai fazer de tudo para ajudá-lo.

AFÁVEL
» Perfil
É simpático, gosta de estar sempre bem com todo mundo, não suporta brigas e conflitos dentro da empresa. Não é muito dinâmico e também não costuma falar de forma direta. Tem receio de ofender as pessoas.
» O que fazer
 Mostre que você pode servir de anteparo à maioria dos problemas, evitando um desgaste maior para ele. Seja confiável e vá devagar. Não cause surpresas de última hora.

METÓDICO
» Perfil
Adora números e planilhas. Tem obsessão por organização e limpeza. Detesta atrasos e tem toda sua vida planejada. Geralmente, são profissionais de áreas exatas e contábeis. Gosta de detalhes e não demonstra o que pensa, tendo muito autocontrole.
» O que fazer
Demonstre por A + B por que você merece um aumento salarial. Traga recortes de jornal, gráficos e planilhas. Demonstre tudo matematicamente. Não deixe transparecer emoção e evite comentários do tipo “está cada vez mais difícil comprar o leite das crianças”.

OBSTINADO
» Perfil
Dinâmico e empreendedor, é capaz de atropelar todo mundo para atingir suas metas e objetivos. Dá ordens e quer resultados rápidos. Administra muito bem seu tempo e é capaz de fazer várias coisas ao mesmo tempo. Gosta de ter várias opções antes de decidir.
» O que fazer
Crie diversas opções para que ele pode escolher uma. Seja prático, objetivo e rápido. Mostre que você pode trazer lucros para a empresa e para o departamento, ajudando-o a atingir suas metas. Restrinja suas emoções e pense em resultados.

Essas técnicas vão lhe ajudar não só a conseguir aumento salarial, mas também melhorar seu relacionamento com outras pessoas. E lembre-se: você só consegue um aumento se provar que está valendo mais para sua empresa. Invista no produto que vai lhe trazer a maior rentabilidade – você mesmo!

 
Publicado no EM, em 13/11/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário