Boas vindas!

Olá!
Seja bem vindo ao "nosso" blog!
Este blog será usado como ferramenta de trabalho e comunicação com meus alunos, amigos e visitantes.
Sinta-se à vontade para sugerir, criticar e indicar boas matérias.
Para tanto, basta deixar seu comentário no final de cada postagem.
Um grande abraço,

José Rodrigues (JR)

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Ergonomia - Cuide das costas no trabalho

A maior parte dos problemas que acometem a coluna deve-se aos maus hábitos posturais no escritório. Acabe com isso!
Não tem jeito. Passamos mesmo a maior parte do dia "trancafiados" no trabalho. E o grande problema disso é que, em grande parte do tempo, nos mantemos parados, sentados em uma cadeira horas seguidas olhando para o computador. No longo prazo, posturas como essas acabam levando a desequilíbrios musculares e alterações no sistema esquelético, diminuindo não só o rendimento laboral, como causando problemas à saúde. Calma! Para praticamente tudo há uma solução. Uma atitude simples é evitar ficar na mesma posição por muitas horas, principalmente se estiver sentado. Tente mudar de postura diversas vezes ao longo do dia, levantando-se de hora em hora e, por exemplo, se espreguiçando. O importante é aprender a cuidar das costas.
Hoje ninguém discute os efeitos positivos da prática de atividade física. No entanto, se compararmos as horas que consumimos por semana nos exercitando com os minutos que passamos com o bumbum na cadeira, é possível concluir que o tempo gasto na academia não é suficiente para garantir a plena saúde das costas e afugentar de vez dores e outras complicações. Daí a importância de adotar hábitos posturais mais saudáveis no escritório. "As dores nas costas são provocadas pelo sobrecarregamento das vértebras e das pequenas articulações da coluna. Quando um nervo que segue para os membros é comprimido, aparecem dores que irradiam para as pernas e braços, como é o caso da ciática", explica o ortopedista Manuel Enes.
A dor nas costas pode ser resultado de uma simples contração ou lesão muscular após um esforço excessivo a alterações degenerativas das articulações e da coluna, como artroses de variados graus de evolução progressiva, caso da hérnia de disco, por exemplo. "Apesar de haver causas frequentes para a degeneração excessiva, causada, por exemplo, por algumas doenças metabólicas, como o diabetes e o excesso de ácido úrico, é o sedentarismo, assim como problemas de postura que geralmente são os responsáveis", afirma o especialista.
 
Treine no escritório
Preparamos uma espécie de planilha de treino para que você possa "treinar" em seu ambiente de trabalho. Mas não esqueça de fazê-lo todos os dias. São pequenos conselhos que ajudarão a evitar a maior parte dos problemas que afetam as costas.
 
Levante-se
Você deve descolar o bumbum da cadeira pelo menos de duas em duas horas. Basta subir e descer escadas, por exemplo. Além de reativar a circulação, favorecendo o retorno venoso, os seus músculos trabalharão, evitando que fiquem exageradamente retraídos. Na medida do possível, evite elevadores.
 
Força na barriga
Trabalhe a musculatura profunda do abdômen. Tente empurrar o umbigo para dentro, reduzindo o diâmetro abdominal. Se conseguir automatizar esse gesto, vai sentir uma mudança muito rápida de postura.
 
Respiração
Capte o ar pelo nariz, até conseguir encher os pulmões ao máximo, sentindo a caixa toráxica se abrir. Além de relaxar, o hábito libera a tensão das vértebras dorsais. Inspire três ou quatro vezes de forma lenta e progressiva e expulse o ar com força e rapidamente, para relaxar os músculos respiratórios.
 
Alongue-se
É sempre bom exercitar a coluna. Alongar os músculos evita encurtamentos, facilita a irrigação sanguínea e, sobretudo, liberta as terminações nervosas de pressões, impedindo episódios de dor, perda de sensibilidade e formigamento.
 
Uma "cadeira" diferente
Se quiser ir além e ser inovador, troque a sua cadeira por um fitness ball. A instabilidade da bola, aliada ao fato de ela não ter encosto, o obriga a trabalhar constantemente os músculos estabilizadores ativos, eliminando cargas axiais dos estabilizadores passivos (vértebras e discos). O resultado é que tanto as vértebras como os discos intervertebrais passam a receber menos carga, diminuindo significativamente possíveis alterações, como protusões discais e desequilíbrios aos quais a coluna está sujeita. A maior ativação neuromuscular manterá o sistema nervoso permanentemente trabalhando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário