Boas vindas!

Olá!
Seja bem vindo ao "nosso" blog!
Este blog será usado como ferramenta de trabalho e comunicação com meus alunos, amigos e visitantes.
Sinta-se à vontade para sugerir, criticar e indicar boas matérias.
Para tanto, basta deixar seu comentário no final de cada postagem.
Um grande abraço,

José Rodrigues (JR)

quarta-feira, 28 de março de 2012

Inspeções de segurança noturnas - por que fazê-las?

Se você trabalha em uma empresa que adota o sistema de revezamento, então uma boa prática preventiva, é realizar inspeções noturnas.
RELAXAMENTO
Nos horários administrativos, os empregados sabem que estão sendo observados e tendem a agir com mais atenção às normas de segurança. Nos horários noturnos, há um relaxamento natural devido a diminuição de supervisores nas áreas produtivas.
Com a redução de supervisores (tem empresas que não têm nem mesmo supervisores - nomeiam operadores líderes), os trabalhadores tendem a agir de forma despreocupada em relação à segurança do trabalho.
COMPORTAMENTO
A inspeção noturna deve ter um foco específico e a observação comportamental é uma ótima ferramenta para registro dos desvios. Não são todos, mas tem muita gente que ao se sentir mais livre, acaba por cometer desvios que cedo ou tarde podem levar ao acidente.
Com as inspeções noturnas, é possível levantar os principais desvios e tratá-los de forma adequada.
É preciso deixar claro aos infratores que as perdas com o acidente de trabalho atinge a todos, mas principalmente ao acidentado.
ESTATÍSTICAS
É interessante acompanhar estatisticamente os desvios nos diversos horários para comparações e determinar em quais dias e horários apresentam maiores índices de desvios.
TÉCNICAS DE ABORDAGEM
Para um melhor aproveitamento das inspeções noturnas, é interessante que os inspetores estejam bem treinados nas técnicas corretas de observação comportamental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário