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José Rodrigues (JR)

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Técnicos em Contabilidade - atenção -

MERCADO DE TRABALHO » Tecnologias self-service  



Lembra-se daquele contracheque que precisaria ser assinado e devolvido para o Departamento de Pessoal? Daqueles intermináveis relatórios de atualização de dados cadastrais fornecidos pelas empresas? E das filas em frente aos guichês para conseguir programar suas férias? Pode esquecer tudo isso. Esses procedimentos praticamente não existem mais.

O mercado de trabalho tem se transformado por indução da evolução tecnológica, e as empresas modernizam rapidamente suas relações e processos no contato com seus empregados. Na área de administração de pessoal, as tecnologias self-service têm invadido a prestação de serviços aos empregados, permitindo que o empregado acesse todos os dados e serviços de seu interesse a partir do próprio computador. Isso alia autonomia e conforto para o empregado, que escolhe o local e momento mais adequado para receber o serviço, com otimização de custos para as empresas.

Essa mudança traz novos desafios para os profissionais de recursos humanos, que, apesar de reduzir o contato direto com os empregados, têm que continuar a avaliar a qualidade do serviço prestado, o clima organizacional e a satisfação dos clientes internos.

A automatização dos serviços é um processo gradual e explorado transversalmente em vários setores da economia. O setor bancário, por exemplo, foi um dos que mais precocemente iniciou a automatização de seus serviços. Os bancos, ao atuar num mercado maduro e de intensa concorrência, buscaram nas inovações tecnológicas uma oportunidade para se diferenciar e ganhar vantagem competitiva relativamente aos concorrentes.

Diante da facilidade de acesso à informação, as empresas também vêm sendo obrigadas a migrar do velho e tradicional modelo de prestação de serviços internos para um modelo que de fato atraia e desperte o interesse dessa nova geração digital que compõe seu quadro de empregados.

Em recursos humanos, o primeiro passo em direção à automatização de processos foi a eliminação dos tradicionais currículos em papel, por meio da criação de portais para o cadastramento das informações profissionais de forma on-line. Atualmente, são denominados banco de talentos. A evolução em direção aos serviços self-service foi rápida.

Atualizar um dado cadastral, requerer segunda via do seu contracheque ou solicitar uma simples declaração de vínculo empregatício não requerem mais do que um acesso aos portais acessíveis pela internet, em terminais espalhados na própria empresa ou até mesmo por meio dos caixas eletrônicos dos bancos, atualmente presentes na maioria das empresas.

E as inovações não param por aí. Centrais de atendimento estão sendo criadas com o objetivo de disponibilizar serviços além dos limites do horário de funcionamento da área de pessoal. Por meio dessas centrais, acessíveis por um número 0800 (toll free), os empregados podem esclarecer dúvidas sobre seu contracheque, solicitar a marcação de férias, requerer a atualização de um dado cadastral e até mesmo antecipar sua ausência ao trabalho para que as empresas se organizem com a mão de obra disponível.

Nesse novo cenário, os ganhos são percebidos por todas as partes envolvidas no processo. Ganha a empresa, pela velocidade de chegada da informação aos seus empregados. Os empregados, pela facilidade de acesso e a desvinculação do atendimento ao horário de funcionamento da área de pessoal. Os profissionais de recursos humanos/administração de pessoal que conseguem se focar nas suas atividades sem interrupções para o atendimento e esclarecimento de dúvidas dos empregados. 
Paulo Daniel da Silva
Manager do Centro de Serviços Compartilhados de Aministração de Pessoal para América Latina da Fiat Services
Publicação: 25/09/2011

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