Boas vindas!

Olá!
Seja bem vindo ao "nosso" blog!
Este blog será usado como ferramenta de trabalho e comunicação com meus alunos, amigos e visitantes.
Sinta-se à vontade para sugerir, criticar e indicar boas matérias.
Para tanto, basta deixar seu comentário no final de cada postagem.
Um grande abraço,

José Rodrigues (JR)

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Os vários tipos de Inspeções de segurança – Inspeção Gerencial

Continuando com nosso tema Inspeções, depois de publicar Inspeção de Rotina e Inspeção de atividades críticas ou riscos críticos, chegou a vez da chamada Inspeção Gerencial.
Essa é uma inspeção não tão comum na maioria das empresas. Como podemos ver, a inspeção é realizada pelos próprios Gerentes das áreas tanto Administrativas quanto Produtivas.
Essa inspeção deve ser acompanhada pelo Serviço de Segurança do Trabalho, mas o foco é que os próprios gerentes identifiquem as irregularidades (lembrando que temos gerentes auditando gerentes), portanto cabe ao pessoal de Segurança do Trabalho fazer a intermediação para evitar possíveis conflitos. É interessante que o Técnico tenha em mãos os resultados de suas inspeções de rotina. Dessa forma, poderá mostrar que determinadas situações encontradas pelos gerentes já estão sendo tratadas.
Assim como na Inspeção Rotina e de Risco Crítico, é importante ter um formulário próprio para anotar as não conformidades. Também devem ser registradas em foto.
Um detalhe interessante nesse tipo de inspeção é que, não se procura apenas as falhas, mas também aquilo que está correto. Assim é possível levantar os pontos positivos que podem ser aplicados em outras áreas. (Isso também deve ser registrado no formulário).

  • Procedimentos para uma boa Inspeção Gerencial
- Todos os Gerentes devem participar (sem exceção);
- Deve ser estabelecido um cronograma para as inspeções;
- É recomendável fazer um sorteio para definir a área a ser inspecionada (isso demonstra a imparcialidade da inspeção e não dá tempo para possíveis correções antes da inspeção);
- Após a inspeção todos devem receber o relatório da inspeção contendo as ações, prazos e responsáveis pela correção das não conformidades.

  • Conclusão
Apesar do pouco texto que envolve esse artigo, a Inspeção Gerencial é uma das mais importantes de todas.
Qualquer empresa que tem esse tipo inspeção significa que está bem à frente das demais. Isso demonstra o comprometimento dos altos níveis hierárquicos com a Segurança do Trabalho.
Nas empresas que têm esse tipo de atitude o Serviço de Segurança do Trabalho exerce seu verdadeiro papel – o de consultores. Apoia as Gerências nas ações de Segurança e Saúde no Trabalho.
A Inspeção Gerencial é a demonstração mais importante na evolução de uma empresa no campo de Segurança do Trabalho, Saúde Ocupacional e Meio Ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário