Boas vindas!

Olá!
Seja bem vindo ao "nosso" blog!
Este blog será usado como ferramenta de trabalho e comunicação com meus alunos, amigos e visitantes.
Sinta-se à vontade para sugerir, criticar e indicar boas matérias.
Para tanto, basta deixar seu comentário no final de cada postagem.
Um grande abraço,

José Rodrigues (JR)

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Os vários tipos de Inspeções de segurança – Inspeção de atividades críticas ou riscos críticos

Dando continuidade no assunto sobre inspeções (veja o artigo - Inspeção de rotina), sobre o qual falaremos sobre a Inspeção de atividades críticas ou riscos críticos.
Diferentemente da Inspeção de Rotina, a Inspeção de Atividades Críticas deve ter um objetivo específico e seguir um cronograma anual de inspeções.
  • O que deve ser inspecionado
Como estamos de tratando apenas de atividades críticas, então é recomendável que seja inspecionado apenas um tipo de risco crítico por vez. Nada impede que sejam detectados outros riscos, mas o foco principal deve ser a atividade escolhida.
  • Fazendo um parêntesis para comentar sobre os procedimentos escritos
(Esse é um assunto que merece um artigo específico e que será tratado futuramente.)
É imprescindível que a empresa tenha Procedimentos Escritos para todas as atividades críticas desenvolvidas na empresa. Veja alguns riscos que devem ser considerados como críticos:
- Trabalho em Altura;
- Trabalho em espaço confinado;
- Cargas Suspensas;
- Trabalho a quente;
- Metais líquidos;
- Bloqueio de energia;
- Veículos;
- Equipamentos móveis;
- Escavações; 
- Gases pressurizados;
Podem ter outros dependendo das atividades desenvolvidas em cada empresa.
Conforme citado anteriormente, para cada item acima deve existir um procedimento escrito seguindo um roteiro que envolve:
- Definição dos Objetivos;
- Áreas aplicáveis;
- Referências;
- Elaboração, Verificação e Aprovação do documento;
- Considerações Gerais:
- Atividades/Responsabilidades;
- Anexos;
- Formulários;
  • Voltando para as inspeções de atividades críticas
Escolha uma atividade e saia à luta. É recomendável que haja lugar para fotos no relatório da inspeção.
Leve o procedimento e procure seguir os itens ali descritos. Esse tipo de inspeção tem um objetivo específico e isso torna muito mais fácil de ser realizado. Em quase todas as atividades de risco crítico tem um check-list que pode ser consultado durante a inspeção para detecção de possíveis não conformidades anotadas pelos operadores.
Quanto à postura do Técnico de Segurança durante a inspeção, não muda nada. Deve seguir o que já foi citado no artigo Inspeção de Rotina.
Outro ponto importante é que, na Inspeção de Atividades Críticas, deve ter os campos para definição das ações, responsáveis e prazos para resolução do item não conforme. Isso está previsto na linha Atividades/Responsabilidades do Procedimento Escrito. 
Ao final da inspeção todos os envolvidos devem assinar em campo próprio do formulário e este arquivado para futuras auditorias das não conformidades.
  • Conclusão
Assim como a Inspeção de Rotina, esse tipo de inspeção é de grande utilidade para a empresa. Por se tratar de riscos críticos, a inspeção tem importância relevante na prevenção de acidentes na área operacional.
Se os procedimentos estiverem bem implantados e sendo seguidos corretamente, é possível que as inspeções não tenham tantos itens para serem corrigidos. O ideal é que não se encontre item algum, mas isso é um trabalho que envolve tempo e muito investimento em equipamentos e treinamentos dos empregados.
Enfim, esse tipo de inspeção é basicamente uma auditoria dos procedimentos escritos. Quanto mais se audita, mais próximo do ideal se chega. 
Quando não houver mais nada para ser corrigido, pode-se afirmar que essa empresa é Word Class em Segurança do Trabalho.

Próximo tema: Os vários tipos de Inspeções de segurança – Inspeção Gerencial

Nenhum comentário:

Postar um comentário