Boas vindas!

Olá!
Seja bem vindo ao "nosso" blog!
Este blog será usado como ferramenta de trabalho e comunicação com meus alunos, amigos e visitantes.
Sinta-se à vontade para sugerir, criticar e indicar boas matérias.
Para tanto, basta deixar seu comentário no final de cada postagem.
Um grande abraço,

José Rodrigues (JR)

terça-feira, 8 de maio de 2012

Número de falências de médias empresas cresce 112,5% em abril

Aumento foi registrado em comparação com o mesmo período do ano passado, segundo Indicador Serasa Experian.
O Indicador Serasa Experian de Falências e Recuperações indica que em abril foram solicitados  165 pedidos de falência em todo o país. O número foi menor que os 173 requerimentos observados em março último, e maior que os 133 de abril de 2011. Dos 165 pedidos de falência realizados em abril deste ano, 89 foram efetuados por micro e pequenas empresas, 51 por médias e 25 por grandes. No caso das médias empresas, o número representa uma alta de 112,5% em relação ao ano passado, quando foram solicitadas 24 falências em abril.
Também houve crescimento na relação entre os acumulados. De janeiro a abril houve 614 pedidos de falência, ao passo que em igual período do ano anterior o levantamento registrou 570 requerimentos, o que representa alta de 7,7%.
Para os economistas da Serasa Experian, em abril as empresas começaram a aproveitar os juros mais baixos no crédito, para pagar dívidas atrasadas junto a credores. A expectativa em relação ao Dia das Mães, segunda melhor data do ano em vendas para o varejo, promove a procura por recursos para produção e formação de estoques. Na mesma direção, está o Dia dos Namorados, em junho, o que favorece as empresas em dificuldade e facilita a sua recuperação.
O menor número de dias úteis em abril ante março, em razão dos feriados, também contribuiu para o recuo nos registros de falências decretadas e recuperação judicial. A perspectiva de um segundo semestre com crescimento da atividade econômica abre espaço para a redução da insolvência das empresas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário