Boas vindas!

Olá!
Seja bem vindo ao "nosso" blog!
Este blog será usado como ferramenta de trabalho e comunicação com meus alunos, amigos e visitantes.
Sinta-se à vontade para sugerir, criticar e indicar boas matérias.
Para tanto, basta deixar seu comentário no final de cada postagem.
Um grande abraço,

José Rodrigues (JR)

terça-feira, 17 de abril de 2012

Mercado de trabalho: Consultores dão dicas para ter sucesso ao montar uma pequena empresa

De dez empresas, quatro fecham antes de completar dois anos. A primeira regra é oferecer um produto diferente da concorrência. Também é importante investir em um bom ponto comercial e fazer planejamento do negócio por até cinco anos.
Não é fácil montar um negócio e entrar no mercado pela primeira vez. Os números comprovam: a cada dez empresas, quatro fecham antes mesmo de completar dois anos. Por outro lado, o número de pessoas que abriram o próprio negócio no Brasil já chega a dois milhões. Só em São Paulo são 500 mil pequenos empresários.
As lojas de roupas estão em primeiro lugar na preferência dos novos empreendedores. Em muitos lugares, é possível abrir uma loja ao lado da outra. O segredo para negócio dar certo é oferecer um produto diferente da vizinha concorrência.
Investir em um bom ponto comercial, mesmo que o aluguel seja caro, e fazer o planejamento do negócio por até cinco anos também é primordial. “Isso ajuda quem vai investir e desenvolver seu negócio a olhar todos os pontos para reduzir os riscos no processo da montagem da empresa”, afirma o Nilton Barbosa, gerente do Sebrae – SP.
Vender a prazo é boa opção, já que mais dinheiro vai sobrar para as emergências. “Muitas empresas usam o artifício de vender com o cartão, com cheque pré datado, porque é uma forma de financiar a compra sem necessariamente ter seu capital de giro investido”, explica Nilton.
A autônoma Raquel de Castro Vilar trabalhou durante quase 30 anos como consultora de desenvolvimento de pessoal. Agora, ela acaba de abrir uma empresa de coaching que ajuda as pessoas a planejar melhor os objetivos e a ter mais qualidade de vida. “As dificuldades são a introdução desse tipo de trabalho no mercado. Eu procurei uma empresa própria governamental que me desse uma orientação e aqui estou bem feliz”, conta Raquel.
Já Eliane Encarnação tinha 22 anos e nunca havia trabalhado, quando abriu uma franquia de joias. Ela contou com o auxílio de coaching e contratou uma funcionária para reforçar o time. “Nos primeiros dias de loja, eu ligava para eles, no mínimo uma vez por dia, para pedir ajuda de tudo. A funcionária precisa ser uma gerente com experiência e que tenha pulso firme e saiba levar as vendedoras”, diz Eliane.
Há franquias em que o investimento inicial é pequeno: a partir de R$ 4,5 mil, mas é preciso ter 50% do capital que vai ser investido. “Os principais erros ao escolher ou adotar uma franquia são: fazer alguma coisa que não gosta ou não tem aptidão, se julgar muito autossuficiente, começar a fazer tudo diferente do que a rede prega. Neste caso, é melhor optar por ter um negócio absolutamente próprio”, diz Ricardo Camargo, diretor da Associação Brasileira de Franquias (ABF).
Há casos em que o empreendedor um negócio e ele acaba virando uma franquia. Foi o que aconteceu com a lanchonete do empresário Rony Ximenes, em Fortaleza. Hoje, ela é a maior do nordeste com 70 lojas espalhadas por todo o país. Para a economia dos franqueados, eles oferecem até serviço de construção civil.
De acordo com Rony, quem decide investir em franquia deve tomar alguns cuidados: “Primeiramente, saber há quanto tempo existe essa franquia. Depois, conversar com os franqueados e saber se eles estão satisfeitos, se têm lucro. É importante conhecer o franqueador e saber se realmente é o produto que ele quer trabalhar, porque eu acho que quando se faz o que gosta, tem tudo para ser um sucesso”.
Fonte: Globo.com – 16/04/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário