Trabalhar desmotivado pode ser a pior coisa que existe para um trabalhador e pode influenciar diretamente em vários fatores, mas um dos itens esquecidos é a questão SEGURANÇA DO TRABALHO.
Normalmente quando analisamos um acidente tentamos identificar a causa básica e causa raíz (que pode ser mais de uma), para então traçarmos nosso plano de ação.
No entanto, questões ligadas à desmotivação dificilmente serão contempladas nessa análise por motivos que podem ser:
- O acidentado não participa da análise (não temos seu relato);
- O chefe não tem a percepção necessária para identificar questões motivacionais;
- Não há interesse em identificar tais questões;
Vejamos o que diz Leonardo Marioto em Motivação e desmotivação no trabalho, "No antagonismo de motivação temos a desmotivação no trabalho, principalmente representada pela apatia do participante perante as atividades diárias." Nesse ponto, entendemos que, estando apático para exercer as atividades, o trabalhador também "relaxa" nas questões de segurança, ficando mais vulnerável aos acidentes.
Como tratar a desmotivação no trabalho
O problema com a desmotivação no trabalho pode ser encarada pelos dois lados - trabalhador e empregador.
Trabalhador
- Não está contente com seu trabalho;
- Seu chefe está pegando no seu pé;
- Não está contente com sua função;
- Não tem boa relação com os colegas; etc...
- Não tem um canal de comunicação eficaz com os funcionários;
- Falta de reconhecimento ao trabalhador;
- Não tem plano de carreira;
- Não tem programa de incentivo ao trabalhador; etc...
As causa podem ser muitas e tanto podem estar relacionadas ao trabalhador como com a empresa.
Saber lidar com a situação é trabalho dos dois lados. Para um maior entendimento do tema leia Os sinais de desmotivação no trabalho, escrito pelo consultor Tom Coelho.
O que o Técnico de Segurança pode fazer?
Em nossas inspeções rotineiras devemos conversar com os trabalhadores e tentar perceber possíveis indícios desmotivacionais que podem afetar a percepção de risco do trabalhador.
Como fazer?
- Participando dos DDS (dá para perceber muita coisa nesses momentos);
- Estabeleça uma relação de confiança com os trabalhadores;
- Tente identificar como estão as relações humanas no grupo (chefe-trabalhadores e trabalhadores-trabalhadores), nada pior do que ter uma dupla que não se conversa, fazendo uma mesma tarefa;
- Se identificar algum problema converse com os dois lados da questão (cuidado para não se envolver em questões pessoais);
- Envolva as questões motivacionais nas análises de acidentes.
O trabalho do Técnico de Segurança é prevenir acidentes usando de todos os meios possíveis, e as questões motivacionais podem estar diretamente relacionadas ao índice de acidente da sua empresa. Fazer uma boa análise pode ser a chave da questão para descobrir as verdadeiras causas de um acidente.
Vá a fundo na investigação! Não perca nenhum detalhe e tenha a certeza de que todos os fatos foram investigados. Só assim poderemos evitar que problemas de desmotivação no trabalho seja um dos causadores de acidente na empresa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário