Boas vindas!

Olá!
Seja bem vindo ao "nosso" blog!
Este blog será usado como ferramenta de trabalho e comunicação com meus alunos, amigos e visitantes.
Sinta-se à vontade para sugerir, criticar e indicar boas matérias.
Para tanto, basta deixar seu comentário no final de cada postagem.
Um grande abraço,

José Rodrigues (JR)

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Resíduos Hospitalares - Sistema inédito controla resíduos de saúde

Pouco se fala a respeito, mas é preciso muita atenção ao lidar com o lixo de hospitais, farmácias, laboratórios, etc. Denominados Resíduos do Serviço de Saúde (RSS), estes podem ser infectantes, químicos ou até radioativos. Dessa forma, a manipulação desses materiais deve ser acompanhada e tratada, visando o meio ambiente e saúde da comunidade.
Para melhorar as condições de segurança e higiene desse procedimento foi instituída a exigência dos estabelecimentos que trabalham na área de saúde terem cada um o seu Plano de Gerenciamento de Resíduos do Serviço de Saúde, o PGRSS, instrumento de gestão desenvolvido com um roteiro organizado que facilita o trabalho a ser executado.
Embora exista a necessidade de um correto manuseio dos RSS, ainda não existia uma ferramenta confiável capaz de ajudar na prática o controle do material de saúde. “É muito comum percebermos que essas instituições necessitavam de revisão e atualização em seus processos operacionais de segregação, coleta interna, armazenagem e controle de geração de resíduos hospitalares. E foi justamente por isso que decidimos auxiliar esses estabelecimentos nessas questões”, afirmou Celso Luiz Guido Braga, diretor superintendente da Unidade de Tratamento de Resíduos S.A. (UTR).
Atendendo essa demanda, a UTR estudou formas para melhorar o gerenciamento de resíduos de acordo com o PGRSS e desenvolveu o sistema Auriam, que trabalha de maneira integrada a gestão dos resíduos, desde a formulação e implantação do PGRSS, passando pelo treinamento contínuo dos colaboradores que trabalham diretamente com os resíduos, centralizando as informações das quantidades de resíduos gerados através de uma ferramenta online. “A partir da organização de dados é possível realizar relatórios consistentes e assim facilitar a administração de resíduos”, explica Celso Luiz Guido Braga.
Apesar de novo, o Auriam estava em fase de testes há cerca de um ano. Tudo isso para garantir que o sistema entrasse no mercado como uma ferramenta prática e eficiente. “Hoje realizamos palestras gratuitas para hospitais a fim de esclarecer as dúvidas sobre o PGRSS, bem como a utilização do Auriam. Nossa missão é estimular o desenvolvimento do setor de limpeza pública e gestão de resíduos, garantindo o controle e manejo adequado desses materiais”, conclui o diretor da UTR.
A UTR – Unidade de Tratamento de Resíduos S.A tem como objetivo transformar resíduos infectantes hospitalares em comuns. Todo o processo de tratamento é realizado com a máxima segurança. Dividido em quatro etapas – trituração, compactação, desinfecção e acondicionamento e transporte até um aterro sanitário devidamente licenciado. A empresa é a maior da categoria no Brasil, com capacidade para processar 100 toneladas de resíduos por dia. Também é responsável pela administração e desenvolvimento do sistema Auriam, que tem como objetivo auxiliar as empresas no correto gerenciamento de seus resíduos através de diversas ações, entre elas a inédita ferramenta online que organiza e gerencia relatórios de gestão de resíduos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário